Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7238
Título: Acesso ao processo transexualizador no SUS
Autor(es): Bosa, Luiza Macarini
Marina da Silva, Manganelli
Orientador(es): Bitencourt, Lisiane Tuon Generoso
Co-orientador: Dagostin, Rita de Cássia Guimarães dos Santos
Palavras-chave: Acesso aos serviços de saúde
Pessoas trangênero
Transexualismo
Necessidades e demandas de serviços de saúde
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: O universo trans tem conquistado espaço nas políticas públicas de saúde nos últimos anos. Uma dessas conquistas foi o Processo Transexualizador (PrTr) instituído em 2008 no Sistema Único de Saúde (SUS) com o intuito de oferecer acompanhamento ambulatorial e procedimentos cirúrgicos à população transexual. Este trabalho teve como objetivo discutir acerca do acesso da população transexual do sul de Santa Catarina (SC) ao Processo Transexualizador no SUS. A metodologia foi de abordagem quantitativa, com aplicação de questionário semiestruturado pelo próprio pesquisador. Foram realizadas 26 entrevistas com mulheres e homens trans. Foi constatado que a população trans do sul de catarinense em geral conhece o PrTr e sabe da sua disponibilidade pelo SUS, porém não tenta acessá-lo por uma dita “falta de interesse”. Contudo, a grande procura por procedimentos de caráter transexualizador, em especial a hormonização, por outras vias que não a saúde pública, levanta dúvidas sobre a real compreensão da população entrevistada acerca do PrTr. O alto interesse na implementação de um Ambulatório Especializado em População Trans na região ressalta ainda a demanda da população pelos serviços ofertados pelo programa. A oferta limitada de serviços especializados e a falta de informação dos profissionais de saúde se mostram os principais entraves no acesso ao PrTr no SUS e geram uma demanda oculta no sul de Santa Catarina.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7238
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Informação do texto competo - Medicina.pdf4,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.