Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7212
Título: Comparativo tributário: um estudo de caso em uma empresa do ramo têxtil, situada no sul de Santa Catarina.
Autor(es): Fernandes, Luiza Marcelino
Orientador(es): Resende, Vanessa Mendes da Agostin
Palavras-chave: Simples Nacional
Lucro presumido
Indústria Têxtil
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Com a alta carga tributária no Brasil, as organizações necessitam cada vez mais do auxílio de uma ferramenta de gestão, como um planejamento tributário, que tem como o objetivo auxiliar nas tomadas de decisões quanto ao melhor regime tributário optar, visando à diminuição do desembolso fiscal, por meios legais. Diante disso, o estudo tem como objetivo demonstrar uma análise comparativa em uma empresa do ramo de Indústria Têxtil, localizada em Criciúma - Santa Catarina, entre o regime Lucro presumido e Simples Nacional, evidenciando o uso do crédito presumido no âmbito estadual. Para elaboração do estudo, foi realizada a coleta de dados dos documentos fiscais disponibilizados pela empresa. Desta forma, elaborou-se uma pesquisa bibliográfica e documental para a construção do estudo de caso. A partir das informações coletadas, avaliou-se os dados de forma qualitativas e quantitativas, verificando qual o regime tributário mais vantajoso para à empresa em estudo e a importância do planejamento tributário para a saúde financeira das organizações. Constatou- se que o melhor regime de tributação para a empresa em estudo é o Simples Nacional reiterando a importância do conhecimento contábil diante do planejamento tributário.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7212
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiza Marcelino Fernandes.pdf570,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.