Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7178
Título: Segurança e saúde no trabalho: a preparação das empresas Prestadoras de serviços contábeis frente ao eSocial
Autor(es): Silva, Francyne Marques da
Orientador(es): Pereira, Leonel Luiz
Palavras-chave: eSocial
Escrituração fiscal digital
Saúde e segurança no trabalho
Escritórios contábeis
Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O eSocial, define a forma com que passam a serem prestadas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, está dividido em fases, sendo que a última, foco desse estudo, diz respeito ao envio dos eventos de segurança e saúde no trabalho (SST). Com a sistematização das obrigações trabalhistas, percebem-se mudanças no comportamento dos trabalhadores e empregadores. Neste contexto, este estudo tem como objetivo apresentar os procedimentos que estão sendo utilizados nas empresas prestadoras de serviços contábeis para preparação quanto ao cumprimento da obrigatoriedade das informações de segurança e saúde do trabalho com a vinda do eSocial. Quanto à abordagem, utilizou-se a metodologia qualitativa, descritiva para os objetivos e para os procedimentos, um estudo de levantamento e estudos de casos. Como elemento para coleta dos dados, aplicou-se um questionário com quinze questões fechadas. A população da pesquisa foi apurada após consulta no Conselho Regional de Contabilidade, que resultou em 37 prestadoras de serviços contábeis segundo critério adotado e destas, 24 retornaram. Ficou evidenciado que as empresas estão se preparando para atender as obrigações da área de SST. Observa-se que houveram alterações nos procedimentos do departamento de pessoal para atender as exigências do eSocial em relação a área de SST, como por exemplo a sistemática de qualificação cadastral e procedimentos admissionais. Afirmar-se que existe resistência a mudanças e que os processos precisam ser readequados, existindo preocupação para cumprimento das obrigações, visto que cerca de 66,72% dos clientes enviarão as informações por empresas prestadoras de serviços da área de SST, portanto é necessário interação das áreas envolvidas, pois um projeto unificado diminui a burocracia para as empresas e facilita a fiscalização para o Governo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7178
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francyne Marques da Silva.pdf542,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.