Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7126
Título: Análise de estabilidade geotécnica de parede diafragma com comparativo de custo direto entre aquisição e descarte dos agentes estabilizantes do solo
Autor(es): Bagio, Álvaro Henrique Bittencourt
Orientador(es): Silva, Christiane Ribeiro da
Palavras-chave: Contenção de solo
Parede diafragma
Método de Joppert Júnior
Estabilizantes de solo
Polímeros
Bentonita
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: Existem diversos métodos fundamentados em conceitos técnicos de engenharia civil para contenção de solo. Este artigo apresenta um estudo de caso em obra de contenção do tipo parede diafragma, buscando a determinação dos parâmetros geotécnicos de projeto pelo método de Joppert Júnior. A partir de correlações com o NSPT foram definidos os parâmetros de resistência ao cisalhamento do solo utilizados na determinação dos esforços laterais sobre a contenção. O método consiste em uma análise de dependência entre os momentos solicitados na estrutura para determinação dos fatores de segurança contra rotação e translação. No método, o fator de segurança adotado é de 1,5 e os resultados obtidos foram satisfatórios. A condição real de travamento da parede atendeu aos requisitos mínimos propostos, mostrando a estabilidade da estrutura. Para a construção da contenção, além do maquinário de escavação linear, a utilização de agentes estabilizantes de solo é imprescindível para dar sustentação às paredes da vala durante as escavações. Existem dois tipos de agentes estabilizantes, a lama bentonítica muito difundida e utilizada em solos arenosos na área de fundações profundas e o polímero sintético, material que ganhou espaço no mercado pela facilidade de descarte. Foi realizado um comparativo de custos direto voltado para aquisição e descarte desses materiais analisando o melhor custo/benefício para a obra. O polímero mostrou um índice de consumo 15 vezes menor e 3 vezes mais barato com relação à bentonita, se tornando a melhor opção.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7126
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÁlvaroHenriqueBittencourtBagio.pdfTCC865,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.