Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7110
Título: Aplicabilidade do furto famélico como tese de defesa em sede de recurso e o posicionamento majoritário do tribunal de justiça de Santa Catarina
Autor(es): Flor, Luciano da Silva
Orientador(es): Souza, Anamara de
Palavras-chave: Furto famélico
Estado de necessidade
Excludente de ilicitude
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade identificar o posicionamento majoritário da corte catarinense sobre o furto famélico, haja vista essa tese ser bastante utilizada na interposição de recursos. Destarte, busca-se trazer o entendimento doutrinário sobre o tema, bem como, as características do crime, em específico, contra o patrimônio. A tese de defesa estudada é considerada como excludente de ilicitude (estado de necessidade) e, neste passo, por ser uma modalidade identificada em casos que envolvem agentes em situação de vulnerabilidade econômica, tem sido invocada e, não obstante seu reconhecimento jurisprudencial e doutrinário, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina não tem se posicionado a favor. Neste ínterim, busca-se mencionar o porquê da dificuldade em se conseguir um pleito favorável à invocação do furto famélico.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7110
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANO DA SILVA FLOR .pdfTCC716,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.