Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/71
Título: A auriculoterapia como complemento na redução dos sintomas respiratórios da doença pulmonar obstrutiva crônica
Autor(es): Brovedan, Aline
Orientador(es): Fan, Lee Gi
metadata.dc.contributor.other: Costa, Cláudio Sérgio da
Palavras-chave: Auriculoterapia
Doenças do pulmão
Doença pulmonar obstrutiva crônica
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Fisioterapeuta no curso de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada pela limitação do fluxo aéreo, causada principalmente pelo fumo de tabaco, sendo progressiva e irreversível. Essa limitação do fluxo aéreo pode causar a diminuição da função diafragmática, com isso a auto-estima e a qualidade de vida ficam diminuídas agravando o estado da DPOC. A auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que utiliza o pavilhão auricular para o tratamento de patologias, sejam elas físicas ou mentais. É uma técnica de fácil identificação, poucos riscos e contra indicações, baixo custo e boa aceitação. Objetivo: Observar a influência da auriculoterapia sobre os principais sintomas da DPOC. Métodos: Este estudo contou com uma amostra de 07 pacientes com diagnóstico de DPOC deambos os sexos, tendo durabilidade de seis sessões. Estes indivíduos foram divididos em dois grupos o auriculoterapia (G1) e o grupo controle (G2). Foram utilizados como instrumentos de pesquisa uma ficha de avaliação, escala de BORG, teste de caminhada de seis minutos, questionário de qualidade de vida e registro de imagens. Resultados: Após análise dos resultados verificou-se que a auriculoterapia mostrou uma melhora em relação ao sintoma de dispnéia e no domínio atividades de indivíduos com DPOC, porém falhou em mostrar resultados positivos na fadiga, distância percorrida e nos domínios sintomas, impactos e escore total do questionário de qualidade de vida. Conclusão: Verificou-se que a auriculoterapia demonstrou resultados positivos em alguns quesitos e falhou em outros, sendo necessários novos estudos sobre o tema.
Idioma: pt_BR
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data do documento: 13-Mar-2012
Data do documento: 2012-03-13
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/71
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Brovedan.pdfTCC8,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.