Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7096
Título: Controle social exercido pelas OSCIP’s como fiscalizadoras dos gastos públicos: o caso do observatório social de São José/SC
Autor(es): Elias, Hellen Diana
Orientador(es): Pimenta, André Afeche
Palavras-chave: Terceiro setor
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
Acesso à informação
Controle social
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Devido à má gestão, o Brasil possui grandes dificuldades em desempenhar serviços públicos com a qualidade suficiente para, efetivamente, satisfazer as necessidades sociais, circunstância a qual advém da grande quantidade de atos administrativos irregulares. Dessa forma, faz-se necessária a execução dos controles administrativos, em especial do controle social, o qual configura-se pela fiscalização exercida diretamente pela sociedade civil. Porém, a análise dos dados públicos não é tão simples, sendo essencial a realização de pesquisas por vários profissionais especializados, para assim, constatar possíveis atos ilegais. Devido a esta situação de fragilidade na organização pública que criou-se uma OSCIP que realiza estudos acerca dos atos administrativos municipais, possibilitando a economia de verbas públicas e direcionando as ações administrativas paras as reais necessidades da população. Porém, esta OSCIP denominada Observatório Social de São José/SC, não teria a possibilidade de exigir as devidas correções se não houvesse respaldo legal, o qual dá-se através dos artigos da Constituição da República Federativa do Brasil que dispõe acerca da publicidade, transparência e acesso à informação e da Lei n. 12.527/2011, a qual regulamenta as disposições constitucionais. Dito isto, pode-se afirmar que o presente trabalho objetiva demonstrar os resultados obtidos pelo Observatório Social de São José/SC com o desempenho das atividades de fiscalização, utilizando-se da metodologia de abordagem e procedimento. Resultados os quais demonstram progressiva efetividade no exercício do controle social.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7096
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELLEN DIANA ELIAS.pdfTCC2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.