Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7092
Título: Pertinência temática e controle de constitucionalidade: um estudo sob a ótica da natureza objetiva das ações diretas
Autor(es): Zanellatto, Felipe Feltrin
Orientador(es): Ferrazzo, Débora
Palavras-chave: Controle abstrato de constitucionalidade
Pertinência temática
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho se trata de um estudo acerca da pertinência temática, requisito criado pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) no controle concentrado de constitucionalidade. Trata-se da exigência de demonstração que o conteúdo da norma impugnada prejudica diretamente os interesses do legitimado. Referido instituto não é aplicável para todos os legitimados aptos a ingressar no controle concentrado, mas somente àqueles denominados especiais. Porém, a referida exigência foi criada apenas no âmbito jurisprudencial, pois não há restrições nem diferenciações estabelecidas expressamente no texto constitucional. Aliás, tal exigência tem sido alvo de polêmicas por diversos motivos: primeiramente, porque se trata de um requisito subjetivo dentro de um processo objetivo, além de que uma interpretação que restringe o alcance da constituição. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar se exigência de pertinência temática viola os preceitos constitucionais de legitimidade ativa no controle concentrado de constitucionalidade sob alguns enfoques: primeiro acerca da natureza objetiva do controle concentrado, posteriormente relacionadas ao controle difuso, hermenêutica constitucional e, por último, através da análise das estatísticas do STF. O método empregado foi o dedutivo em pesquisa qualitativa e teórica, com análise de doutrina, artigos e dados estatísticos elaborados pelo STF. Ao final da pesquisa, foi possível concluir que a exigência de pertinência temática é estranha à natureza objetiva do controle concentrado, pois se trata de requisito semelhante ao interesse de agir o qual é inexistente nos processos objetivos. Ademais, tal exigência se trata de uma interpretação restritiva que é criticável sob a ótica dos princípios hermenêuticos da máxima efetividade e conformidade funcional. Ainda, as estatísticas do STF demonstram que a principal causa do excesso de processos é o elevado número de competências que lhe foram atribuídas. Por fim, verificou-se que os legitimados especiais estão entre os maiores provocadores do controle concentrado e a exigência de pertinência temática pode representar um obstáculo ao acesso à jurisdição constitucional.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7092
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FELIPE FELTRIN ZANELLATTO .pdfTCC727,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.