Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7009
Título: Políticas linguísticas em Criciúma [Recurso eletrônico] : promoção e ensino da língua portuguesa como língua de acolhimento
Autor(es): Cortez, Dayane
Orientador(es): Back, Angela Di Palma
Palavras-chave: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua portuguesa para estrangeiros
Processo ensino aprendizagem
Língua de acolhimento
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestra em Educação.
Resumo: Nesta pesquisa, propomo-nos a compreender o quadro políticolinguístico da promoção do ensino do Português como Língua de Acolhimento (PLA), em especial, os esforços direcionados ao grupo de imigrantes haitianos, em Criciúma. Iniciamos por uma pesquisa de base bibliográfica e documental, para melhor compreender nosso objeto de estudo: as políticas linguísticas em torno do PLA, em Criciúma. Para essa fundamentação, conciliamos leituras dos campos da Sociolinguística Educacional, Política Linguística e Ensino de Línguas, atravessados por temas como a Globalização e a Internacionalização das Universidades. Dando seguimento à pesquisa de maneira qualitativa, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas, com os agentes identificados, envolvidos, intencionalmente ou não, nas políticas linguísticas da região, a partir das instituições que representam, com o intuito de mapear essas ações. Diante da identificação de políticas linguísticas assistemáticas e difusas de promoção e ensinoaprendizagem do PLA, por meio das análises das entrevistas, propõemse aqui, estratégias para fortificar, difundir e qualificar as políticas linguísticas e a promoção do ensino de Português como Língua de Acolhimento.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7009
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dayane Cortez.pdfDISSERTAÇÃO2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.