Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6978
Título: Mulheres nas ciências : a carreira das docentes pesquisadoras dos programas de pós-graduação stricto sensu na perspectiva de gênero - UNESC (2010 - 2015)
Autor(es): Alves, Daniela Maçaneiro
Orientador(es): Rabelo, Giani
Palavras-chave: Mulheres na ciência
Mulheres na educação - História
Pesquisadores – Mulheres
Mulheres no ensino superior
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral compreender como as mulheres vem construindo e percebendo suas carreiras como docentes pesquisadoras dos programas de pós-graduação stricto sensu da UNESC. A fim de realizar a investigação foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa na qual foram entrevistadas 6 professoras permanentes, uma de cada programa, a saber: o Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (Mestrado); Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado; Doutorado); Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado; Doutorado) e Mestrado Profissional em Saúde Coletiva. As professoras foram escolhidas de acordo com o seguinte critério: mais tempo de vínculo junto ao programa. O Programa de Pós-Graduação em Direito não foi incluído na pesquisa, pois sua criação é muito recente (2017). Com a finalidade de analisar como as professoras se percebem em suas trajetórias nas carreiras no ensino superior, procurei entender: Como foi para estas mulheres o processo de chegada à graduação e os percursos de formação no ensino superior? Como foram suas inserções na docência nos cursos de graduação? Como elas significam suas experiências como docentes pesquisadoras a partir das exigências da vida acadêmica nos Programas de Pós-Graduação? A pesquisa se apoiou nas experiências vividas das mulheres docentes pesquisadoras por meio de entrevistas gravadas, transcritas e analisadas. Durante as análises os conceitos de gênero e divisão sexual do trabalho foram mobilizados. A partir das trajetórias singulares destas mulheres foi possível perceber como elas dão sentido as suas carreiras e trajetórias de vida, bem como as dificuldades e vitórias ao longo do caminho percorrido, desde a adolescência, quando escolheram seguir uma carreira, até o momento atual em que buscam conciliar a carreira científica, que exige dedicação quase integral, com a vida familiar. Mesmo com as dificuldades, elas se mantém ativas, produtivas diante de muitos percalços e ajustes. Suas narrativas trazem os momentos de angústias, inquietações e demonstram que enquanto mulheres mantêm-se ligadas à esfera doméstica assumindo, mesmo com o auxílio dos parceiros, as responsabilidades pelos cuidados da família e atribuições domésticas. Diante desta realidade, é possível afirmar que as questões de gênero são pertinentes e rondam o ambiente acadêmico. Aparecem de forma sutil nas trajetórias acadêmicas e são pouco percebidas pelas docentes. Cabe ressaltar que muitas vezes as docentes subentendem que o gênero está vinculado às relações com o sexo masculino, mas não percebem como ele é construído nas relações de poder e não percebem também, a forma como as instituições instauram suas políticas de seleção, produzem e hierarquizam as diferenças entre os sexos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6978
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela Maçaneiro Laves.pdfDissertação1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.