Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6881
Título: A vinculação das sentenças do tribunal do júri para os casos de responsabilidade civil, diante os princípios da fundamentação e da motivação das decisões judiciais
Autor(es): Oliveira, Jeferson Machado de
Orientador(es): Al, Mônica Abdel
Palavras-chave: Responsabilidade civil
Princípio da motivação
Princípio da fundamentação
Decisão do júri
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Direito.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo tratar da vinculação das decisões proferidas pelo conselho de sentença do tribunal do júri em casos de responsabilidade civil, mediante os princípios constitucionais da motivação e fundamentação, frente ao artigo 935 do Código Civil. Primeiramente, foi feita uma análise da transformação da responsabilidade civil, desde a sua criação em meados dos anos 2.040 a.c. até os códigos atuais, sendo trabalhado as ilicitudes cíveis e penais, e a sua relação com a obrigação de indenizar, o surgimento da responsabilidade objetiva, e os seus aspectos com a responsabilidade subjetiva com relação a culpa. Em um segundo momento foi abordado as sentenças no âmbito jurídico, sendo as sentenças no processo civil e penal, fazendo uma análise de suas características, seus reflexos, dando uma maior relevância aos pressupostos constitucionais, bem como as peculiaridades das decisões proferidas pelo conselho de sentença na competência do tribunal do júri, observando os princípios da soberania dos veredictos e o sigilo de votação. Para finalizar foi discutido sobre a importância do neoconstitucionalismo no direito processual brasileiro, como também a incidência da constitucionalização do processo civil, neste novo modelo de direito normativo os princípios previstos pela constituição federal que fundamentam uma decisão judicial, relacionando com o artigo 935 do código civil. Concluiu-se que a parte final do artigo 935 do Código Civil viola a Constituição Federal, por não observar os princípios da fundamentação e motivação. O método utilizado foi o dedutivo em um procedimento monográfico, por meio de pesquisa bibliográfica e documental.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6881
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEFERSON MACHADO DE OLIVEIRA.pdfTCC731,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.