Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6838
Título: Variação temporal da resposta espectral da cobertura vegetal em áreas de mineração de carvão em processo de recuperação ambiental
Autor(es): Garcia, Laiana Adão
Orientador(es): Pereira, Jader Lima
Palavras-chave: Sensoriamento remoto
Índices de vegetação
Monitoramento ambiental
Recuperação ambiental
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Biológicas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O sensoriamento remoto (SR) vem sendo empregado em atividades de monitoramento ambiental, especialmente aquelas que passam por um processo de recuperação ambiental. Dentre as aplicações do SR, os Índices de Vegetação se mostram de grande importância no monitoramento da cobertura vegetal, já que por meio de cálculos matemáticos, possibilitam avaliar as condições fitofisiológicas da vegetação por meio da reflectância espectral por ela emitida. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo avaliar as variações temporais da resposta espectral da cobertura vegetal de áreas de mineração de carvão em processo de recuperação ambiental. O estudo foi desenvolvido entre os meses de junho de 2017 a julho de 2018, tendo como alvo três áreas inseridas na Bacia Carbonífera Sul do estado de Santa Catarina, sendo a área A, localizada no município de Forquilhinha e as áreas B e C no município de Treviso. Foram selecionadas quatro imagens orbitais provenientes do sensor Sentinel-2 relativas as estações do ano durante o período do estudo, onde aplicou-se os índices de NDVI e SAVI para avaliar a resposta espectral das áreas. Aplicou-se a análise de variância (ANOVA) seguido do teste de Tukey (95%) para verificação da existência de diferença entre as áreas de estudo, e na análise de correlação entre os valores dos índices e a precipitação utilizou-se a Correlação de Spearman. Em ambos os cálculos, a área de estudo B demonstrou uma vegetação com maior resposta espectral, indicando que a mesma possui cobertura vegetal mais densa, a área A reflete uma região com predominância de estrato tipicamente herbáceo e a área C obteve menor reflectancia espectral, caracterizando um local com predomínio de solo exposto ou baixa vegetação. Em todas as áreas, as menores médias foram registradas no inverno para ambos os índices, enquanto as maiores médias de NDVI foram registradas na estação do outono e do SAVI encontradas no verão para as áreas B e C e no outono para a área A, apontando esse como o índice de vegetação que melhor evidenciou as características próprias das estações. A análise de variância (ANOVA) demonstrou diferenças significativas entre as áreas de estudo, enquanto a correlação de Spearman não apontou relação da influência pluviométrica nos valores de ambos índices, no entanto, notou-se uma tendência de aumento desses em períodos mais chuvosos. A partir dos resultados obtidos, a utilização de SR apresentou potencialidade para o monitoramento ambiental de áreas em recuperação, já que evidencia os locais com maior atividade fotossintética, apontando ainda, regiões onde não há cobertura vegetal, sem a necessidade de visitação in situ.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6838
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CBI Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laiana Adão Garcia.pdfTCC1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.