Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6775
Título: Remoção de nitrogênio amoniacal de efluentes de indústrias de pescados por processo adsortivo utilizando carvão ativado
Autor(es): Gomes, Davi Vieira
Orientador(es): Cechinel, Maria Alice Prado
Palavras-chave: Nitrogênio amoniacal
Efluentes de indústrias de pescados
Carvão ativado de ossos bovinos
Adsorção
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro Químico, no Curso de Engenharia Química da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As indústrias de pescados geram uma grande quantidade de efluentes, devido ao seu processo de abate, que necessita de tratamentos para atender os valores exigidos pela legislação. Um dos parâmetros de maior dificuldade de redução é o nitrogênio amoniacal. Muitas estações de tratamento de efluentes não conseguem reduzir a carga de amônia do efluente, necessitando assim de um tratamento adicional. Um processo que vem crescendo muito na área de tratamento de efluentes é a adsorção por carvão ativadopara purificação de águas e composto orgânicos de efluentes, principalmente para remoção de compostos de difícil remoção ou degradação. Esse artigo teve como objetivo, estudar o processo de adsorção por carvão ativado de ossos bovinos para remoção de nitrogênio amoniacal em efluentes de indústrias de pescados. O efluente coletado apresentou DBO igual 310 mg O/L, DQO igual a 589 mg O/L, pH de 6,54 e nitrogênio amoniacal de 71,344 mg N/L.A influência do tempo e da massa de carvão na remoção dos compostos nitrogenados foi avaliada em ensaios em batelada. A razão de massa de carvão ativada foi definida como sendo 4,0 g/L, o tempo ótimo de contato foi de 180 minutos, e a cinética de adsorção, de acordo com os dados obtidos das equações, pôde ser ajustada ao modelo de pseudo-primeira ordem. O carvão ativado foi caracterizado por FTIR antes e após o ensaio de adsorção. Os resultados de remoção de nitrogênio amoniacal foram pouco satisfatórios, com apenas 18% de redução, porém observou-se uma redução significativa da matéria orgânica do efluente, com remoção de DQO de 91,9% e de DBO de aproximadamente 100%, abrindo espaço para novos estudos do processo adsortivo com carvão ativado oriundo de ossos bovinos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6775
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EQM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Davi Vieira Gomes.pdfTCC773,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.