Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6774
Título: Simulação numérica de um sistema de agitação laboratorial assistido por Computational Fluid Dynamics
Autor(es): Uliana, Aline Apolinário
Orientador(es): Cargnin, Maykon
Palavras-chave: Agitadores para laboratório
Dinâmica de fluidos computacional
Turbulência
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro Químico, no Curso de Engenharia Química da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Os reatores de misturas possuem grande aplicabilidade na indústria química, onde umas das suas principais finalidades são a formação de misturas de reagentes e uniformização de temperatura. São compostos por chicanas e agitadores. As chicanas possuem como objetivo redirecionar os fluxos e auxiliar numa maior ação de mistura, já os agitadores possuem como função gerar a movimentação do fluido. Como forma de verificar a influência das chicanas, dos agitadores e da velocidade de rotação de reator de mistura, sobre a velocidade do fluido, tensão de cisalhamento, turbulência cinética e dissipativa, foram efetuadas simulações com base de uma geometria de um reator de bancada, a partir do software CFX comercializado pela ANSYS In, juntamente com testes de sensibilidade de malha. Nas simulações foram adotadas condições de contorno de escorregamento, escorregamento livre e de interface do tipo Frozen Rotor e o modelo de turbulência k-ε. Após os dados obtidos pelo software, realizou-se uma análise do planejamento fatorial 2k, através do software Minitab 17. De acordo com os resultados da simulação, observou-se que em direção das pás, o campo de velocidade é maior em comparação com outras partes do tanque, já as chicanas promovem a redução de vórtices na mistura e a diminuição de velocidade em sua proximidade. Através da análise estatística pode-se notar uma maior influência da velocidade do rotor e do número de pás, no entanto as chicanas representam um papel importante no sistema de agitação. A utilização de um número menor de chicanas demonstrou alguns resultados não compatível a literatura, no entanto, pode-se observar que para sistemas com menor número de chicanas é mais aconselhável a utilização de outro sistema de turbulência. Por fim, os restantes dos resultados foram compatíveis com a literatura.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6774
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EQM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline A. Uliana.pdfTCC1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.