Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6773
Título: Avaliação de desempenho de esmalte acrílico imobiliário base água para aplicação em substratos de difícil adesão e ambientes úmidos
Autor(es): Luiz, Sabrina Damiani
Orientador(es): Peterson, Michael
Palavras-chave: Indústria de tintas
Tinta acrílica a base de água
Esmalte acrílico
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro Químico, no Curso de Engenharia Química da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Durante o processo de renovação de ambientes, em muitos casos, encontra-se a necessidade da remoção de azulejos e pisos antigos, essa atividade apresenta principalmente a desvantagem da geração de quantidade considerável de resíduos além de ser uma tarefa trabalhosa. Uma alternativa a esse procedimento é a pintura desses substratos. Fundamentado nesta ideia, o estudo para o desenvolvimento de uma formulação de esmalte acrílico imobiliário base água, busca inovação tecnológica com foco em funcionalidade, performance e sustentabilidade. O estudo proposto trata da avaliação do desempenho deste esmalte, no qual possui acabamento brilhante e é indicado para aplicação em ambientes externos e internos sobre pisos cimentícios e sobre superfícies de difícil adesão como vidros, azulejos e outros revestimentos cerâmicos dos quais geralmente são utilizados em ambientes úmidos e/ou com tráfego leve a médio. Tendo como base a especificação, desempenho, finalidade e aplicação desejadas, surgiu a necessidade de garantir que o mesmo tenha propriedades de boa aderência na superfície aplicada e que resista a ambientes úmidos. Para assegurar o comportamento e o bom desempenho da tecnologia proposta, o esmalte acrílico imobiliário base água foi submetido a diversos ensaios laboratoriais além de ser avaliado através de aplicações sobre substratos conforme sugerido pelo trabalho. Nesse sentido, destacam-se os ensaios de determinação da aderência e resistência a abrasão pelo método de queda de abrasivo, com o intuito de certificar a adesão a superfícies lisas, determinação de propriedades de transmissão de vapor de água e a determinação da absorção de água por capilaridade, para certificar a possibilidade de uso em ambientes úmidos. A maioria das avaliações seguiu metodologias de ensaio baseadas em normas NBR ou ISO, visando certificar que o esmalte atenderia as especificações e indicações de uso.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6773
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EQM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sabrina Damiani Luiz.pdfTCC1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.