Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6767
Título: Utilização de rejeito de mineração (pirita) em processos Fenton e adsortivo para remoção de cor
Autor(es): Tasca, Janaina dos Santos
Orientador(es): Cechinel, Maria Alice Prado
Palavras-chave: Pirita
Adsorção
Reação Fenton
Remoção de cor
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro Químico, no Curso de Engenharia Química da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Os processos adsortivo e Fenton vêm se destacando quanto à remoção de cor de efluentes têxteis. Neste trabalho foi investigada a aplicação da pirita, rejeito do beneficiamento na mineração na sua forma bruta e purificada, como fonte de ferro na reação Fenton e como adsorvente na remoção de cor de soluções. Na adsorção, foi avaliada a remoção de cor em pH 4,7 e 3 para ambas piritas. Apesar da baixa capacidade de remoção obtida para as duas amostras, observou-se melhor desempenho para a pirita purificada. No processo Fenton, investigou-se a influência de três variáveis na remoção da cor: concentração de pirita, concentração de peróxido de hidrogênio e pH. Verificou-se que as condições mais favoráveis à descoloração foram 0,5 g/L de pirita, 2 g/L de H2O2 e pH 4,3. Nestas condições, após 4 horas de reação, foram obtidos percentuais de remoção de cor de 94 e 98% para as piritas bruta e purificada, respectivamente. Foi possível avaliar também a predominância de reação Fenton homogênea para ambos catalisadores, que atingiram percentuais de remoção de cerca de 90% apenas com o ferro lixiviado.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6767
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EQM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janaina Tasca.pdfTCC1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.