Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6710
Título: Reflexos do clima organizacional na eficiência da prestação de serviços de uma prefeitura da região da AMREC
Autor(es): Chelinscki, Teresinha Monsani
Orientador(es): Dias, Especialista Cristiane
Palavras-chave: Clima organizacional
Motivação no trabalho
Eficiência no trabalho
Administração pública
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O clima organizacional é um indicador que tem a finalidade de conhecer e busca assegurar um clima favorável para a realização dos objetivos da organização, mostrando o grau de satisfação das pessoas no ambiente de trabalho. Diante deste contexto o estudo teve o objetivo geral de buscar por meio de uma pesquisa de clima organizacional, os reflexos na eficiência de prestação de serviços dos profissionais de uma prefeitura na região da AMREC. Na metodologia quanto a abordagem foi uma pesquisa qualitativa, quanto aos fins de investigação foi utilizada uma pesquisa descritiva, quanto aos meios foi pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A população foi composta de 63 profissionais da prefeitura, a amostra 59 profissionais, sendo amostra não-probabilística e por julgamento, a origem dados utilizados foram secundários e primários. O instrumento de coleta de dados foi um questionário impresso entregue pessoalmente aos profissionais. O plano de análise dos resultados foi realizado por frequência simples. Diante dos resultados verificou-se que o clima organizacional apresentou alguns pontos a melhorar em relação a cultura organizacional, liderança, comunicação interna, treinamento e benefícios. Para estes pontos foram elaboradas sugestões de melhorias para a organização. Percebeu-se também que o clima organizacional influencia na eficiência dos profissionais, interferindo no desenvolvimento das atividades, na motivação, satisfação, autoestima dos profissionais na prestação de serviços. Por meio deste estudo foi possível verificar a importância do clima organizacional e diante dos resultados foram sugeridos trabalhos futuros relacionado aos pontos a melhorar na organização.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6710
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ADM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERESINHA MONSANI CHELINSCKI.pdfTCC1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.