Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6694
Título: Estudo do clima organizacional de uma concessionária de veículos do vale do Araranguá
Autor(es): Simão, Leonardo
Orientador(es): Pieri, Ricardo
Palavras-chave: Clima organizacional
Satisfação no trabalho
Motivação no trabalho
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O clima organizacional tem a função de indicar o nível de satisfação dos colaboradores de uma organização. A pesquisa de clima se torna muito importante dentro das organizações pois a partir dela se pode fazer uma análise aprofundada do ambiente interno da organização. Objetivo deste trabalho foi realizar um estudo do clima organizacional da concessionaria através de uma pesquisa de clima organizacional, evidenciando as principais variáveis do clima organizacional que ocasionam insatisfação dos colaboradores. Quanto a metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa aplicada contendo questionário com 42 perguntas divididas em 11 variáveis, ambiente de trabalho, organização do trabalho, recompensas não – financeiras, comunicação, relação chefe – subordinado, educação e treinamento, imagem da empresa, processo decisório, salário e benefícios, qualidade, e índice de satisfação geral. O estudo caracterizou-se por coleta de dados primários e técnica de coleta de dados quantitativa. O estudo foi fundamentado através de livros e artigos, que evidenciam muito o assunto. Mediu-se o grau de satisfação dos colaboradores por meio de uma pesquisa de clima organizacional. Por fim foi feita a análise das variáveis da pesquisa, com análise individual das questões onde evidencia os principais pontos positivos e negativos do clima. Conclui-se a importância da pesquisa de clima dentro das organizações, pois ela é uma ferramenta de grande importância para identificar a visão do colaborador em relação ao ambiente de trabalho, onde pode se concluir que os fatores que mais demonstraram insatisfação dos colaboradores da empresa foram salários e benefícios e recompensas não-financeiras, influenciando diretamente no desempenho.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6694
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ADM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO SIMÃO.pdfTCC805,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.