Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6685
Título: Estudo dos gastos públicos municipais de Criciúma: percepção sobre série histórica de 2004 a 2017
Autor(es): Figueiredo, Henrique Alano
Orientador(es): Souza, Abel Corrêa de
Palavras-chave: Administração pública
Orçamento público
Gastos públicos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: É através da administração pública que o Município, Estado e o País são dirigidos, gerenciados e controlados a modo de satisfazer as prioridades das pessoas. No Brasil, por parte dos políticos, ela vem há anos sendo administrada sem compromisso, ética, empenho e dever. Porém, o administrador público, deparou-se com um ambiente global modernizado, forçando-o a adequa-se aos novos tempos, exigindo obrigações sociais recém-adquiridas, inovações tecnológicas e conceitos atuais de otimização de projetos. Essa transparência e exposição dos dados influenciam uma maior vigilância dos usuários sobre o controle a qualidade dos serviços prestados. Demonstrando que a gestão pública está avançando, na medida em que há transparência. As informações coletadas durante o estudo de análise das finanças públicas, são referentes aos anos de 2004 a 2017 do município de Criciúma/SC. São elas: os dados populacionais do município, as bases legais que regulamentam e controlam o orçamento municipal e os gastos públicos nas seguintes áreas: Educação, Saúde e Legislativo. Considerando, a lei orgânica do município estabelece o investimento do valor mínimo de 15% para a saúde e 30% para a educação da receita tributária, evidenciou-se que o município pratica um investimento superior do que é obrigatório, dessa forma podendo oferecer um serviço público com muito mais qualidade. Assim sendo, instituições públicas e sociedade necessitam potencializar um ambiente que beneficie um ao outro, proporcionando o envolvimento e o crescimento. Com a obtenção desse propósito, conseguirá obter uma maior e melhor transparência aos serviços públicos, capacidades de formação de novos serviços através da interação entre a sociedade e o governo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6685
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ADM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HENRIQUE ALANO FIGUEIREDO.pdfTCC540,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.