Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6678
Título: Caracterização das academias de musculação de Urussanga/SC segundo os critérios qualificadores da estratégia de operações
Autor(es): Carbone, Cleyton Júnior
Orientador(es): Rosner, Jonas
Palavras-chave: Academias de musculação
Estratégia operacional
Desempenho operacional
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O segmento de mercado fitness das academias de musculação está numa crescente há anos. Em 2015, o país passou por uma crise econômica, mas mesmo assim o setor fitness apresentou crescimento. Isto ocorre pela maior divulgação dos benefícios que a prática regular de exercícios traz para a saúde e o bem estar das pessoas. O presente trabalho fundamentou os conceitos da estratégia operacional para caracterizar as academias de musculação de Urussanga/SC, segundo os objetivos de desempenho estabelecidos. Inicialmente, realizou-se uma visita as academias que foram objetos deste estudo para conhecer suas características. Após a visita às empresas, foi elaborado um questionário estruturado com perguntas de múltiplas escolha via google docs, que foi encaminhado para os clientes, ficando uma semana disponível para respostas. Os questionamentos foram realizados a partir da definição dos objetivos de desempenho de Slack, para identificação das preferências dos usuários em relação ao seu ideal de academia. Metodologicamente, a pesquisa é caracterizada como descritiva, quanto aos fins, e, bibliográfica e um estudo de múltiplos casos, quanto aos meios de investigação Posteriormente, a análise dos dados permitiu identificar as preferências dos clientes em relação aos critérios estabelecidos. Observou-se a necessidade de melhoria doponto de vista dos clientes em alguns aspectos. Como resultado da pesquisa, nota- se que uma empresa possui uma estratégia definida, mesmo não sendo a mais rentável, caminha com passos sólidos. Já a outra, com pouco tempo de estrada, não tem uma estratégia operacional clara, e a flexibilização está sendo nociva para a organização.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6678
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ADM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEYTON JÚNIOR CARBONE.pdfTCC751,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.