Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDuarte, Izabel Cristina Marcílio-
dc.contributor.authorSilva, Cibele Luiz Borges da-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2019-02-25T17:15:26Z-
dc.date.available2019-02-25T17:15:26Z-
dc.date.created2018-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/6593-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciada no curso de Artes Visuais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa insere-se na linha Educação e Arte do Curso de Artes Visuais – Licenciatura e tem como objetivo geral: Suscitar reflexões a cerca do Teatro do Oprimido e em como ele pode vir a contribuir na formação humana dos alunos do Ensino Fundamental II. A pesquisa teve como objetivos específicos: Investigar de que modo à linguagem teatral pode vir a contribuir para a formação humana dos alunos do Ensino Fundamental II; Verificar por meio de leituras, o teatro como linguagem artística, com o intuito de ser uma linguagem que promova reflexões críticas sobre a valência da arte para o cotidiano dos alunos; Analisar mediante pesquisa de campo, as possibilidades de se trabalhar o Teatro do Oprimido com os alunos e a contribuição humanística que promove. Parto da problemática: Como o Teatro do Oprimido pode vir a instigar um despertar humanístico em nossos alunos, por meio das aulas de artes? A partir de tais pontos, busco encontrar e dialogar com autores que debatem a formação humana e analisar o exercício que é o Teatro do Oprimido. Para tal, fiz uso de um estágio obrigatório, o estágio II, onde trabalhei com uma turma do sétimo ano, do Ensino Fundamental II. Da EEB Coronel Marcos Rovaris de Criciúma, onde iniciei rodas de conversas e utilizei de técnicas do Teatro do Oprimido para trabalhar a expressão cultural desses alunos e também relacionar o teatro com a cultura visual. Pensando no caráter exploratório que é essa pesquisa, segui os caminhos da cartografia, trazendo relações com pesquisa e diálogo com autores assim como com a pesquisa de campo, que foi de suma importância para a conversação e escolha de tema. Ao final desta pesquisa aprofundo-me em reflexões a cerca da minha formação na condição de professora de Artes, pesquisadora e instigadora da formação humana.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectTeatro do Oprimidopt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectAugusto Boalpt_BR
dc.titleO teatro do oprimido e sua contribuição humanística na artept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CIBELE LUIZ BORGES DA SILVA.pdfTCC1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.