Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6586
Título: Gestar: (entre) poéticas nuvens e insights - um novo ensino de arte
Autor(es): Silva, Juliana Ribeiro da
Orientador(es): Kamo, Katiúscia Angélica Micaela
Palavras-chave: Arte
Conhecimento sensível
Formação de professores
Formação humana
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciada no curso de Artes Visuais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A presente pesquisa, na linha Processos, Poéticas e Educação do curso de Artes Visuais- Licenciatura da Universidade do extremo Sul Catarinense- UNESC, tem como objetivo refletir sobre o conhecimento sensível, na arte, na formação dos professores, na formação humana, juntamente com linguagens da arte. Para tanto meu problema de pesquisa é: Como a arte pode promover o sensível, a partir das linguagens que permitem nos reconhecer em cenas do cotidiano? O embasamento teórico se dá por caminhos rizomáticos, a pesquisa é bibliográfica, midiática e se sustenta no método cartográfico. Trago no referencial teórico concepções de sensível por vários autores e vou costurando esses saberes seguindo caminhos cartográficos que me leva a discutir a importância dessa sensibilidade nos professores e também como esse sensível pode ser encontrado na arte, e a sua importância na formação humana. Alguns autores que me acompanham nesse caminhar são: José Francisco Duarte Junior (2011), Rubem Alves (2004), Aurélia Regina Honorato (2015), Marilda Oliveira de Oliveira (2005), entre outros. A pesquisa levantou alguns questionamentos e reflexões sobre a formação de professores a partir do documentário “Nunca me sonharam”, sobre a formação humana discutimos sob a perspectiva do filme “Nise: o coração da loucura” e obras do artista “Bispo do Rosário”, a pesquisa levanta reflexões sobre a importância de programas do nosso cotidiano como as séries “Anne With an e” e “Black Mirror”, e como estes podem promover conhecimento sensível e reflexão, trazendo o teatro do Oprimido que conversa com o sensível e as demais linguagens sendo um forte propositor nesse sentido. O estudo mostrou que precisamos nos localizar enquanto seres humanos e repensar nosso olhar de mundo, para que possamos articular melhores estratégias para gerir a vida, a educação, a formação humana, essa nossa criança interior que pode estar adormecida pela racionalidade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6586
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA RIBEIRO DA SILVA.pdfTCC3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.