Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6570
Título: Aposentadoria especial: estudo de caso em contribuintes previdenciários residentes na região da AMREC.
Autor(es): Sebastião, Tayna Vargas
Orientador(es): Resende, Vanessa Mendes Da Agostin
Palavras-chave: Legislação previdenciária
Aposentadoria especial
Agentes nocivos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A aposentadoria especial é um benefício previdenciário concedido aos segurados que desempenham atividade em local de trabalho com exposição a agentes nocivos prejudiciais à saúde. A concessão deste benefício esta condicionada aos contribuintes que exercerem trabalho insalubre, perigoso ou penoso durante 15, 20 ou 25 anos, considerando o período de carência de 180 contribuições à Previdência Social. A concessão da aposentadoria especial é repleta de legislações por parte do INSS, pois, no ato do requerimento, o referido órgão público solicita formulários e documentos ao contribuinte. Sendo assim, este estudo apresenta como objetivos quais os procedimentos trabalhistas e burocráticos utilizados pelos profissionais que trabalham em condições prejudiciais à saúde, para a comprovação dos agentes nocivos no ambiente de trabalho. Foi abordado sobre legislação previdenciária com enfoque na aposentadoria especial e os requisitos para comprovação dos agentes nocivos no ambiente de trabalho. A questão norteadora da pesquisa consiste, em como o conhecimento contábil pode contribuir para a comprovação e concessão da aposentadoria especial, foi adotando na elaboração deste artigo, caráter descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa através de um estudo de caso. Os resultados apontam que as maiores dificuldades encontradas pelos segurados para concessão da aposentadoria especial é a falta de conhecimento com relação aos aspectos práticos, a ausência de documentação e a burocratização no preenchimento dos requisitos exigidos pelo INSS, levando o indeferimento do mesmo, em alguns casos. Conclui-se que a aposentadoria especial é um direito aos trabalhadores e o conhecimento contábil auxilia no deferimento deste benefício.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6570
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAYNA VARGAS SEBASTIÃO.pdfTCC806,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.