Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6490
Título: Curvas de dosagem para argamassas com e sem cal para assentamento e revestimento
Autor(es): Santos, Bruno Rodrigues dos
Orientador(es): Antunes, Elaine Guglielmi Pavei
Palavras-chave: Curva de dosagem
Argamassa convencional
Índice de Consistência
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: As argamassas são focos de muitos estudos com o intuito de melhorar suas propriedades, seja com adição de fibras ou uso de aditivos. Um empecilho no estudo de argamassas, é a abertura que a norma brasileira deixa, pois não sugere traços, apenas a consistência que o material deve ter para o revestimento e assentamento. A presente pesquisa teve como propósito, apresentar Curvas de Dosagem para argamassas convencionais, sendo que, todas as curvas atenderam o índice de consistência preconizado pela NBR 16541:2016. O trabalho consistiu em achar a consistência para cada um dos 12 traços executados, e posterior moldagem e testes nos corpos de prova para os ensaios de compressão axial de corpos de prova prismáticos e cilíndricos, tração na flexão e módulo de elasticidade. Como última etapa, foram disponibilizados gráficos ao qual são ilustradas em curvas, demonstram a tendência de variação de cada material. Logo, foi possível elaborar um modelo consistente para uso como base na pesquisa de traços, e como consequência, determinar as propriedades mecânicas estudadas nesse artigo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6490
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Informação do texto completo - Eng. Civil.pdf4,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.