Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6468
Título: A concordância nominal proposta em jornal online
Autor(es): Coelho, Giovani da Silva
Orientador(es): Schlickmann, Carlos Arcângelo
Palavras-chave: Gênero textual
Concordância nominal
Jornal online
Descrição: Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, para a obtenção do título de especialista em Língua e Literatura com Ênfase nos Gêneros do Discurso.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a presença de revisão gramatical no gênero textual Jornal Online, bem como verificar se os desvios de norma padrão – sobretudo os de Concordância Nominal – interferem na compreensão da notícia expressa. Com o avanço tecnológico, é possível ter acesso a informações sobre qualquer assunto praticamente no tempo em que elas acontecem. A digitalização do jornal possibilitou o surgimento de um novo gênero textual midiático, no qual se podem conferir notícias atualizadas instantaneamente; conhecido também como jornal eletrônico, essa ferramenta tornou-se um instrumento pelo qual se vincula a informação de forma rápida. Em razão de suas características – dinamismo, interconexão em tempo real e veiculação instantânea de notícias – o risco de imprecisão na escrita e falsidade de informações é iminente. Para tanto, uma abordagem teórica acerca do gênero textual jornal/jornal online foi realizada com o intuito de conhecer as peculiaridades do gênero e melhor compreendê-lo; um enfoque especial no que tange o emprego da Concordância Nominal também se fez necessário. O cerne do trabalho visa a analisar as ocorrências de Concordância Nominal, ou de outra natureza, existentes em notícias de Jornal Online; dentre estes, os oriundos das seguintes páginas: www.clicrbs.com.br e www.folhaonline.com.br. Dentre os resultados obtidos, constatou-se que alguns problemas de concordância influenciam na compreensão da notícia; além destes, presenciou-se um grande número de outras incoerências textuais, erros ortográficos e, até mesmo, erros de digitação. No entanto, de maneira geral, existe um aparente cuidado na construção da notícia uma vez que os jornais detêm uma prática de revisão textual antes da efetivação da postagem. Durante o percurso, foi necessário atentar-se ao sentido que o autor/editor queria buscar; inicialmente a investigação, que se direcionava para o viés sintático, acabou transgredindo para o campo semântico. Por fim, esta pesquisa mostrou-se uma excelente prática pedagógica a ser aplicada na sala de aula.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6468
Aparece nas coleções:Monografia (EDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovani Da Silva Coelho.pdfMonografia939,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.