Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6408
Título: Aprendizagem significativa na educação superior: análise de dissertações e teses brasileiras (2001 a 2014)
Autor(es): Crispim, Vera Lucia Leal
Orientador(es): Pereira, Antônio Serafim
Palavras-chave: Teoria da aprendizagem significativa
Ensino superior
Ausubel, David Paul, 1958-
Teorias de aprendizagem
Psicologia educacional
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: O presente buscou compreender a opção teórica dos autores das teses e dissertações brasileiras pela aprendizagem significativa de Ausubel aplicada a educação superior. Mediante busca no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) das dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas no período de 2001 a 2014 sobre o tema em questão, foi possível identificar e sistematizar sete trabalhos finais que serviram de base para a produção desta pesquisa. A metodologia adotada desenvolveu-se a partir de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, dispondo de procedimentos referentes a levantamento de dados, leitura e sistematização das informações disponíveis no material selecionado por meio de análise de conteúdo. Tendo em vista responder à questão sobre qual a justificativa dos autores das teses e dissertações selecionadas da opção pela Teoria da Aprendizagem de Ausubel na educação superior, selecionaram-se três categorias de análise, quais sejam: justificativa dos autores analisados pela opção da teoria de Ausubel, situação da aplicação da teoria, resultados/conclusões. Em relação a primeira categoria constatou-se que a maioria dos autores analisados optou pela teoria de Ausubel, como fundamento didático para potencializar a aprendizagem dos alunos. Evidenciou a importância do conhecimento prévio para a aprendizagem significativa. No que se refere à terceira categoria, os autores concluem que o envolvimento coletivo colaborativo dos participantes no processo de ensino e a utilização de procedimentos metodológicos, com destaque aos mapas conceituais, tendem a promover a aprendizagem significativa.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6408
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vera Lucia Leal Crispim.pdfDissertação1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.