Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6305
Título: Estudo de viabilidade técnica e econômica dos métodos de medição do consumo de água em edificações multifamiliares de padrão baixo, normal e alto.
Autor(es): Moraes, Mário Henrique Spacek
Orientador(es): Cauduro, Flávia
Palavras-chave: Medição de água
Hidrômetros
Instalações hidráulicas
Edificações multifamiliares
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil
Resumo: Com a Lei 13.312, de 2016, da obrigatoriedade do emprego de medidores individuais que estabelece para as novas edificações multifamiliares, a partir de 2021, o emprego de hidrômetros individuais por unidade imobiliária. Portanto o presente trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade técnica e econômica dos métodos de medição individual do consumo de água em edificações multifamiliares de padrão baixo, normal e alto. O dimensionamento do presente estudo foi realizado de acordo com a norma brasileira de instalações prediais de água fria, NBR 5626(1998). Para o estudo e análise de implantação dos sistemas, foram orçados e quantificados todos os componentes do sistema de acordo com o referencial SINAPI, Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Com os dados obtidos foi possível realizar um comparativo técnico e econômico entre os métodos de medição de água. Os resultados indicam que o sistema de medição individual mais viável economicamente, para as três tipologias, é o sistema no qual os medidores se localizam no hall. Os métodos de medição localizados no barrilete e térreo necessitam de maiores alturas de reservatórios visto que possuem maiores perdas de carga.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6305
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MárioHenriqueSpacekMoraes.pdfArtigo520,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.