Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6302
Título: Melhoramento de um solo siltoso com adição de cinza leve oriunda de termoelétrica
Autor(es): Souza, Manuela Ramiro de
Orientador(es): Arns, Pedro
Co-orientador: Belchior, Ingrid Milena Reyes Martinez
Palavras-chave: Solo siltoso – Propriedades mecânicas
Estabilização dos solos
Cinza leve
Pavimentação
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil
Resumo: O melhoramento de solos através de adição de materiais pozolânicos tem sido amplamente estudado devido ao crescimento da demanda de materiais aptos para construções rodoviárias. As cinzas leves produzidas na combustão de carvão para geração de eletricidade têm se mostrado aptas para a construção de aterros, pois incrementam a capacidade de carga do solo. Neste trabalho foi analisado o melhoramento das propriedades mecânicas de um solo proveniente de uma região de mineração de carvão, com adições de cinzas leves geradas em termoelétrica. Foram adicionadas porcentagens de 5%, 10% e 15 % de cinza leve ao solo, afim de realizar ensaios de caracterização física e ensaios mecânicos de compactação na energia Proctor intermediária e Índice de Suporte Califórnia (CBR). Os resultados mostraram que a adição de cinza leve modificou as características de plasticidade do solo e, consequentemente a classificação do tipo de solo também foi alterada, transformando o solo siltoso, em um solo com características de areia siltosa. Nos ensaios de compactação, observou-se uma leve diminuição na densidade máxima seca após a adição de cinza leve, acompanhada de um leve incremento na umidade ótima de compactação. Enquanto ao valor de CBR, as amostras mostraram melhoras significativas com a adição de cinza leve. O CBR do solo natural incrementou de 15,9% para 40,0% com uma adição de 5% de cinza leve, enquanto que para uma adição de 15% de cinza leve no solo, o valor do CBR aumentou para 47%. Embora o solo natural não fosse muito expansivo (expansão de 0,58%), as adições de cinza leve diminuíram a expansão, atingindo um valor mínimo de 0,34% para a mistura com adição de 5% de cinza leve. Assim, é possível concluir que a adição de cinza leve é apta como técnica de melhoramento de solos destinados a construções rodoviárias.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6302
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ManuelaRamiroDeSouza.pdfArtigo886,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.