Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6300
Título: Utilização de modelo de regressão espacial para avaliação de terrenos na cidade de Criciúma, SC.
Autor(es): Valduga, Leonel de Moura Brizola
Orientador(es): Zancan, Evelise Chemale
Palavras-chave: Regressão espacial
Terrenos - Avaliação
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo da utilização de modelagem por regressão espacial aplicada ao mercado de terrenos da cidade de Criciúma – SC. O modelo foi obtido por uma amostra de 460 dados, aferidos e interpretados por 5 variáveis independentes formadoras de valor: Área total, Distância a via principal mais próxima, Número máximo de pavimentos, Renda e Avenida Centenário. Criou-se uma matriz de vizinhança correspondente ao inverso do quadrado da distância entre os pontos e realizou-se um modelo de regressão linear múltipla. Os testes LM do erro e LM da defasagem espacial, apresentaram-se significantes ao nível de 1%, confirmando assim a autocorrelação espacial no modelo. Visto isso, realizou-se o modelo do erro espacial e o modelo da defasagem espacial. Todos os modelos enquadraram-se nos critérios da NBR 14.653-2 (2011). Os modelos foram comparados por meio dos critérios de Akaike e Schwarz, que representam a qualidade do ajuste do modelo. O modelo do erro espacial apresentou menores valores nos critérios em relação aos outros modelos, sendo então o mais indicado a ser utilizado para a avaliação de terrenos na cidade de Criciúma – SC.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6300
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonelDeMoura BrizolaValduga.pdfArtigo855,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.