Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/626
Título: Altas concentrações de galactose aumentam a atividade da enzima acetilcolinesterase em córtex cerebral de ratos jovens in vitro
Autor(es): Daros, Jussara Panatto
Orientador(es): Schuck, Patrícia Fernanda
Palavras-chave: Galactosemia
Galactose
Acetilcolinesterase
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel, no Curso de Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A galactosemia é resultado de uma deficiência genética na capacidade de metabolizar galactose, que leva a concentrações anormalmente altas desse carboidrato e de seus derivados metabólicos nos tecidos e fluidos do corpo. A doença se manifesta, inicialmente, com falha no crescimento, vômitos, diarréia e disfunções hepáticas. Contudo, a longo prazo, prevalecem dentre as complicações as disfunções cognitivas a letargia, hipotonia, retardo mental, afasia e, em crianças, deficiência da percepção visual. Essas disfunções cognitivas afetam 30 a 50% dos pacientes tratados, o que reforça a necessidade de investigar os mecanismos fisiopatológicos do dano cerebral apresentado pelos pacientes afetados por galactosemia. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a atividade da enzima acetilcolinesterase em córtex cerebral de ratos submetidos a um modelo experimental in vitro de galactosemia. Os homogeneizados de córtex cerebral foram incubados na presença ou ausência (grupo controle) de galactose (0,01, 0,05, 1, 5 e 10 mM) por 1 h. Em seguida, foi avaliada a atividade da enzima acetilcolinesterase em córtex cerebral de ratos. Observamos que altas concentrações de galactose ocasionaram um aumento significativo na atividade da enzima acetilcolinesterase, quando comparados ao grupo controle. Os resultados apresentados no presente trabalho sugerem que altas concentrações de galactose possam ocasionar alterações em sinapses colinérgicas. Caso estes dados possam ser extrapolados para a condição humana, poderiam explicar, ao menos em parte, o dano cerebral encontrado em pacientes afetados por galactosemia.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/626
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FAR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jussara Panatto Daros.pdfArtigo326,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.