Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6234
Título: O feminismo negro em Criciúma
Autor(es): David, Leidjane de Oliveira
Orientador(es): Lima, Fernanda da Silva
Palavras-chave: Feminismo negro
Movimentos sociais
Racismo sexíssimo
Mulheres negras
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Direito.
Resumo: O tema que foi escolhido tem como propósito entender o feminismo negro e as demandas das mulheres negras, fazendo um estudo das ações que o movimento feminista faz sob o viés da dupla opressão de gênero e raça. Se buscou compreender se as demandas que o movimento negro faz são articuladas e atendidas pelo governo, se a separação do feminismo tradicional ao feminismo negro foi necessária. Tendo com isso o objetivo de compreender o processo do surgimento do feminismo negro e seu aparecimento em Criciúma, buscou se com isso entender a busca de uma identidade negra rejeitada por muitos ao longo da história brasileira. Desta forma para o presente trabalho foi utilizado o método dedutivo, em pesquisa do tipo teórica e qualitativa, com emprego de material bibliográfico diversificado em livros, artigos de periódicos, teses e dissertações e, principalmente, por ser um assunto atual, por via de sites jornalísticos e até mesmo por blogs, com a finalidade de ajudar no entendimento do surgimento do feminismo negro. Será realizada a coleta e o estudo das atas das reuniões do movimento feminista negro de Criciúma SC, bem como do Regimento Interno para verificar sua estrutura, organização e as principais demandas por direitos enfrentadas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6234
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEIDJANE DE OLIVEIRA DAVID.pdfTCC317 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.