Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6223
Título: A responsabilidade civil dos pais, quando há devolução de crianças adotivas
Autor(es): Santos, Fabiola Mariano dos
Orientador(es): Custódio, Jean Gilnei
Palavras-chave: Adoção
Devolução pós-adoção
Responsabilidade (Direito)
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Direito.
Resumo: O presente trabalho analisou os casos de devolução de filhos adotivos após a sentença de adoção, que onde após sua homologação torna-se irrevogável e irreversível. O objetivo desta decisão é verificar a responsabilidade civil dos pais quando há a devolução de crianças ou adolescentes adotados no Brasil. A devolução de crianças ou adolescentes adotados não tem previsão legal e, atualmente, o Judiciário de Santa Catarina segue a decisão com base na jurisprudência de seu próprio Tribunal. Ao longo do trabalho é demonstrado que existe responsabilidade dos pais adotivos quando optam pela devolução das crianças adotadas, ficando sujeitos a condenação ao pagamento indenização por danos morais, pela frustração de um novo abandono, além de fixação de alimentos. O método de pesquisa utilizado no presente estudo foi o dedutivo, em pesquisa teórica e qualitativa, utilizando material bibliográfico e documentário jurídico.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6223
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIOLA MARIANO DOS SANTOS.pdfTCC264,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.