Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/618
Título: Plantas medicinais que podem causar alteração na pressão arterial e interação com anti-hipertensivos
Autor(es): Teixeira, Katrine
Orientador(es): Amaral, Patrícia de Aguiar
Palavras-chave: Plantas medicinais
Hipertensão
Interação planta-medicamento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel, no Curso de Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Objetivo: Fazer um levantamento bibliográfico das plantas medicinais que podem causar alteração na PA e interação com medicamentos anti-hipertensivos. Métodos: Pesquisa de levantamento bibliográfico realizada em artigos, revistas, periódicos, monografias, dissertações e teses. Resultados: Foram encontradas nas literaturas 154 plantas medicinais que causam alterações na PA, sendo que 96 (62,3%) são relatos de uso popular e 82 (53,2%) de estudos científicos. Destas, 23 (14,9%) plantas causam interferência na regulação da PA devido à interação com anti-hipertensivos. Conclusões: A maioria das plantas que causam alteração na PA, tanto por relato de uso popular quanto por estudos científicos, tem ação hipotensiva (98 e 87,8%) sobre a mesma, destacando-se em ambos os casos o Allium sativum (29 e 45,1%), e a interação com anti-hipertensivos ocorre na maioria das vezes potencializando (74%) o efeito dos fármacos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/618
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FAR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Katrine Teixeira.pdfArtigo204,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.