Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6104
Título: “OKÊ ARÔ CABOCLA” representação “indígena‟ no centro espírita umbandista Pai Tomé e cabocla Indaiá da Cachoeira
Autor(es): Dagostim, Camila
Orientador(es): Coelho, Tiago da Silva
Palavras-chave: Cultura indígena
Caboclos
Umbanda
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de História, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Tendo em vista que a cultura „indígena‟ não é uma só, ela é heterogênea, ou seja, são várias culturas, povos ou aldeias „indígenas‟, cada uma com suas peculiaridades e diferenças; a Umbanda também é heterogênea e possui na sua diversidade algo em comum, e este algo em comum, muitas vezes pode ser generalizado, trazendo um imaginário homogêneo sobre esta Religião. Esta pesquisa tem por objetivo desnaturalizar, desmistificar e „descristalizar‟ padrões contidos em um imaginário coletivo e homogêneo sobre a Umbanda e sobre os Caboclos, mais especificamente, sobre a cultura „indígena‟ dentro da Umbanda. Trás como proposta, dentro da História Cultural, uma análise conceitual dentro de uma Representação homogênea ainda presente em um imaginário coletivo sobre as culturas „indígenas‟, neste caso, presentes na religião Umbanda.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6104
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA DAGOSTIM.pdfTCC836,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.