Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6100
Título: Conceito de justiça em Platão e Aristóteles
Autor(es): Filho, Vilson Rocha
Orientador(es): Fagundes, Lucas Machado
Palavras-chave: Justiça
Filosofia do direito
Sociedade
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O tema deste trabalho é a Justiça, e será estudada segundo os conceitos elaborados pelos filósofos Platão e Aristóteles, com emprego do método dedutivo, em pesquisa teórica, histórica e qualitativa, com emprego de material bibliográfico. O objetivo é estudar os conceitos dados pelos dois pensadores acerca da justiça e compará-los. Inicia-se com uma breve introdução sobre a respeito da Grécia Clássica e a importância de ambos os filósofos na história do pensamento ocidental. No segundo capítulo iremos estudar o momento histórico em que viveram e os aspectos mais importantes de suas vidas e filosofias, por quais correntes de pensamento foram influenciados, suas congruências e divergências filosóficas. Em seguida, no terceiro capítulo, será estudado o conceito de justiça platônico, através de uma análise detalhada da sua obra A República, onde Platão trata especificamente sobre o tema. No quarto capítulo abordaremos o conceito de justiça aristotélico, fazendo uma previa analise sobre as considerações do filósofo acerca do cosmos, da alma e da ética. Estudaremos os tipos de justiça conceituados por Aristóteles, sobretudo a justiça universal e a particular. Ao final a conclusão irá mostrar os aspectos congruentes e divergentes nas teorias de ambos os filósofos, sobretudo acerca da justiça.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6100
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VILSON ROCHA FILHO.pdfTCC417,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.