Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6035
Título: Os precedentes obrigatórios à luz da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Autor(es): Buz, Dartagnan Fernandes
Orientador(es): Ferrazzo, Débora
Palavras-chave: Precedente obrigatório
Positivismo jurídico
Discricionariedade
Hermenêutica jurídica
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho propõe a análise acerca dos precedentes obrigatórios e suas consequências no sistema de justiça brasileiro. A relevância da pesquisa reside na constatação de que o instituto em análise é a resposta brasileira destinada à resolução da instabilidade das decisões judiciais. Busca-se estudar a origem histórica do stare decises e a sua aplicação no sistema da common law. Deseja-se analisar também a implantação dos precedentes obrigatórios no sistema de justiça brasileiro a partir da legislação e da prática dos tribunais. Por fim, pretende-se discutir a possibilidade de uma teoria da decisão que se proponha a superar o decisionismo judicial, sendo que a prática evidência que mesmo com a tentativa da utilização dos precedentes obrigatórios, a questão da instabilidade não será resolvida, uma vez que a cultura jurídica precisa passar por mudanças. O método de pesquisa utilizado será o dedutivo, no bojo de uma pesquisa teórica com a utilização de material bibliográfico e documental legal.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6035
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DARTAGNAN FERNANDES BUZ.pdfTCC482,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.