Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6024
Título: Atualização monetária nas condenações contra a fazenda pública: um estudo sobre a (in) constitucionalidade do artigo 1º- F da Lei 9.494 de 1997
Autor(es): Santos, Bruno da Silva dos
Orientador(es): Mendes, Frederico Ribeiro de Freitas
Palavras-chave: Correção monetária
Divergências jurisprudenciais
Fazenda Pública
Inconstitucionalidade das leis
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A grande quantidade de índices de correção monetária existentes e as extensas divergências jurisprudenciais acerca da matéria levam a questão de qual índice deve ser utilizado para atualizar os débitos devidos pela fazenda pública quando condenada judicialmente. Para compreender o tema e resolver o problema da pesquisa, estudou-se doutrinas afetas a temática e analisou-se diversas jurisprudências existentes, em especial a proferida pelo Supremo Tribunal Federal quando do julgamento do Recurso Extraordinário n. 870.947. O presente trabalho baseou-se no método dedutivo, em pesquisa eminentemente teórica e qualitativa, com emprego de bibliografia pertinente, material legal e jurisprudencial. Após estudos, constatou-se qual índice deve ser utilizado para proceder à atualização monetária dos débitos em que restar condenada a fazenda pública, tanto em matéria tributária como em matéria não-tributária, bem como, se procedeu à análise do acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO DA SILVA DOS SANTOS.pdfTCC585,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.