Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5963
Título: O ensino do jogo na perspectiva davydoviana
Autor(es): Milak, Isabela Natal
Orientador(es): Ortigara, Vidalcir
Palavras-chave: Jogos
Educação física
Proposição davydoviana
Ensino desenvolvimental
Teoria histórico-cultural
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o ensino do jogo na perspectiva de Davýdov. Objetivamos analisar as possibilidades de organização do processo de ensino na proposição davydoviana com vistas à apropriação, pelos estudantes, do conceito teórico de jogo. Realizamos um experimento formativo com tarefas e ações de ensino no intuito de que estudantes do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental assimilassem os elementos constituintes do jogo e de seu conceito teórico. A organização do experimento solicitou estudo teórico dos pressupostos pedagógicos da teoria Histórico-Cultural e, em particular, do Ensino Desenvolvimental. Ademais, debruçamo-nos sobre conceitos teóricos pertinentes ao jogo que orientaram a organização de ensino do experimento formativo. Nesse sentido, entre as obras estudadas destacamos Nascimento (2014), Mahlo (s/d), Garganta (1998) e Coletivo de Autores (1992). A proposta de ensino foi elaborada em forma de organização de tarefas de estudo. Efetivamos o experimento em uma escola da rede estadual de educação situada no município de Criciúma, em Santa Catarina, com uma turma de primeiro e uma de segundo anos do Ensino Fundamental. Lecionamos 52 horas/aula (de 45min) por turma, em uma frequência semanal de 3 horas/aula. De modo geral, julgamos ter avançado no processo de compreensão do modo de organização de ensino davydoviano para o ensino da Educação Física. Além disso, podemos evidenciar avanços a partir do experimento: emergência dos elementos constituintes da relação geral do conceito de jogo; manifestação de atuação consciente das crianças em relação aos elementos estratégicos e táticos; constituição, pelos estudantes, de abstrações com potencial teórico; agir racional dos alunos em relação às ações futuras no âmbito do jogo, o que expressa a formação de hábitos e capacidades de atuação coletiva.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5963
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABELA NATAL MILAK.pdfDissertação1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.