Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5918
Título: Atualização do modelo de regressão linear múltipla para avaliação de imóveis tipo apartamento na cidade de Criciúma – SC
Autor(es): Biasi, Luís Henrique de
Orientador(es): Zancan, Evelise Chemale
Palavras-chave: Engenharia de avaliações
Regressão múltipla
Valor de mercado
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: Este trabalho apresenta a atualização do modelo de regressão com múltiplas variáveis para avaliação de apartamentos da cidade de Criciúma, SC. A equação de regressão foi determinada a partir da coleta aleatória de 934 dados de apartamentos, cujas as variáveis formadoras do valor foram: área total, padrão construtivo, estado de conservação, distância à Praça do Congresso, distância ao Colégio Michel, número de dormitórios, número de suítes, número de vagas de garagem, imóvel pronto ou em construção e a renda. Após as combinações dos dados e variáveis obteve-se a equação de regressão múltipla com 69,29% de R² ajustado e o coeficiente de correlação de 83,24%, indicando uma forte correlação entre a variável dependente (Y) e as independentes (X). Também realizou-se o teste de significância, apresentando uma certeza de 99% nos cálculos a partir da equação de regressão. O modelo teve uma variação entre o valor ofertado e calculado de -17,73% à 13,41%, indicando uma fácil aplicabilidade no mercado imobiliário da cidade de Criciúma, SC. Estes resultados possibilitou o enquadramento da equação de regressão no grau III de fundamentação de acordo com a NBR 14653-2:2011.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5918
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuísHenriqueDeBiasi.pdfArtigo759,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.