Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5911
Título: Estudo experimental do comportamento mecânico de vigas ocas
Autor(es): Nuernberg, Julie
Orientador(es): Godinho, Daiane dos Santos da Silva
Palavras-chave: Concreto armado
Vigas maciças
Vigas ocas – Propriedades mecânicas
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: Elementos de concreto armado com seção transversal ocas estão sendo cada vez mais utilizado, e são muito comuns em pontes, postes sob flexão composta, lajes alveolares, entre outros, reduzindo o peso próprio da estrutura e tendo uma economia de concreto. Diante do exposto, este trabalho tem por finalidade avaliar a viabilidade de vigas estruturais ocas, visando garantir a redução do volume de concreto, e o peso próprio da estrutura, com consequência a redução do custo. Foram executadas 24 vigas, sendo 12 maciças, e 12 ocas. Com dois diferentes espaçamentos dos estribos. Um modelo com espaçamento de 10 cm e o outro com 16 cm. As vigas moldadas foram submetidas a dois tipos de ensaio, sendo cisalhamento e flexão a quatro pontos. As vigas ocas foram moldadas com furos de Ø 40 mm, posicionados abaixo da linha neutra e respeitando o cobrimento de classe de agressividade II. Os resultados indicaram que as vigas ocas apresentaram propriedades mecânicas estruturais estatisticamente iguais as vigas maciças, tanto na deformação quanto na resistência.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5911
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulieNuernberg.pdfArtigo1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.