Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5901
Título: Análise comparativa entre as planilhas orçamentárias de pontes utilizando os referenciais de preços SICRO II, DEINFRA e SINAPI
Autor(es): March, Gustavo Marcos de
Orientador(es): Daré, Mônica Elizabeth
Palavras-chave: Pontes de concreto armado
Orçamento
Construção civil - Estimativas
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: Esta pesquisa realiza o estudo comparado entre orçamentos de pontes em concreto armado, executadas nos municípios de Forquilhinha/SC e de Rio das Antas/SC, utilizando os referenciais de preços unitários SICRO II, DEINFRA, e SINAPI. Para o estudo considerou-se duas obras de pontes, elaborando os seus respectivos orçamentos com os referenciais de preço unitário adotados neste estudo. Elaborou-se planilhas orçamentárias com os serviços agrupados nas seguintes etapas: serviços preliminares, infraestrutura, supraestrutura e serviços complementares. Os resultados apontam que o referencial de preços unitários que gerou o maior custo orçado foi o SINAPI com R$ 1.221.111,11 para a obra 1, enquanto que para a obra 2 foi o DEINFRA com R$ 424.148,67. O referencial SICRO II foi o que apresentou o menor índice na quantidade de serviços importados de outros referenciais com 29,63% para a obra 1 e 16,22% para obra 2. Esta quantidade de importação de itens representou em termos de participação nos custos diretos orçados 13,31% para a obra 1 e 7,68% para a obra 2.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5901
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GustavoMarcosDeMarch.pdfArtigo583,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.