Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5900
Título: Análise comparativa de viabilidade de sistemas de iluminação pública em vapor de sódio, vapor metálico e LED
Autor(es): Rosa, Gustavo Gabriel da
Orientador(es): Castro, Luiz Cesar de
Palavras-chave: Iluminação pública
Eficiência energética
Lâmpadas de LED
Eficácia luminosa
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: A iluminação pública tem grande influência na vida das pessoas, atuando como uma relevante ferramenta para o desenvolvimento social e econômico, além de apresentar eficácia na redução da criminalidade e no aumento da segurança em sistemas viários. Em busca de eficiência energética e economia, o emprego de tecnologias e projetos eficientes em sistemas de iluminação pública são imprescindíveis. Entretanto, praticamente todos os meios de tornar as instalações de iluminação pública mais eficientes exigem algum investimento inicial. Pretende-se no presente estudo determinar o sistema de iluminação pública mais eficiente e mais viável financeiramente entre sistemas de lâmpadas a vapor de sódio, vapor metálico e LED. Para este fim, foram realizadas medições fotométricas, simulações e dimensionamentos por meio de software para cada sistema em estudo, a fim de coletar dados e embasar a análise de eficiência e viabilidade de cada solução. As análises realizadas indicam que o sistema em vapor de sódio tem o menor custo inicial, e também o menor custo acumulado ao final de um período de análise de 11,88 anos (8,65% e 8,27% menor em relação ao sistema LED e vapor metálico, respectivamente), demonstrando ser o sistema mais viável economicamente. Em contrapartida, a maior economia energética anual por quilômetro foi proporcionada pela adoção do sistema em tecnologia LED (21,87% e 24,39% menor em relação ao sistema em vapor de sódio e vapor metálico, respectivamente). É evidente a redução do consumo energético obtida com a adoção de sistemas de iluminação pública em LED, porém o ainda elevado custo de implantação da tecnologia torna o investimento não tão vantajoso quanto o senso comum indica.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5900
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GustavoGabrielDaRosa.pdfArtigo793,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.