Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5896
Título: Estudo das preferências dos clientes de imóveis residenciais no município de Criciúma-SC quanto aos atributos imobiliários sustentáveis
Autor(es): Souza, Guilherme Fabris de
Orientador(es): Daré, Mônica Elizabeth
Palavras-chave: Marketing imobiliário
Sustentabilidade
Construção civil
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: Pesquisas são fontes de dados importantes dentro do marketing, e a suas utilizações proporcionam diversas vantagens, pois elas dão a possiblidade de conhecer as tendências para um determinado setor de atuação. Com as crescentes discussões sobre sustentabilidade surgiu-se a dúvida sobre as preferências do comprador de imóvel residencial, no município de Criciúma-SC, quanto aos atributos imobiliários sustentáveis. A partir de capacitação teórica e técnica e das noções de marketing e marketing imobiliário, elaborou-se um questionário para a realização de um estudo de identificação das preferências dos clientes imobiliários. Aplicou-se 66 questionários aos clientes com intenção de compra de imóvel residencial em Criciúma-SC. Os resultados apontam que quando consideradas as repostas sem distinção de opção por casa ou apartamento, que para 71% dos atributos mobiliários de sustentabilidade pesquisados, mais de 50% dos entrevistados consideram apenas estes atributos de sustentabilidade como desejáveis. Para o grupo com opção por casa os resultados mais relevantes demonstram que para 57% dos atributos imobiliários de sustentabilidade pesquisados, mais de 50% dos entrevistados consideram apenas estes atributos de sustentabilidade como desejáveis. Para os compradores de imóveis com opção para apartamento a pesquisa revela que para 86% dos atributos imobiliários de sustentabilidade pesquisados, mais de 50% dos entrevistados consideram apenas estes atributos de sustentabilidade como desejáveis. Verificou-se que quando somadas as porcentagens das respostas para a categoria imprescindível com as da categoria desejáveis, tanto para o grupo com opção de casa e para o grupo com opção de apartamento, os requisitos aproveitamento de iluminação natural e o programa para descarte correto de resíduos aparecem entre os três itens selecionados como os mais desejados pelos compradores. Os resultados revelam que nenhum dos atributos de sustentabilidade do questionário obteve mais de 50% da respostas na categoria indiferente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5896
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GuilhermeFabrisDeSouza.pdfArtigo315,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.