Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5893
Título: Análise da influência da substituição parcial do cimento Portland por resíduo de rocha ornamental em argamassa
Autor(es): De Nes, Gabriel Furlanetto
Orientador(es): Antunes, Elaine Guglielmi Pavei
Palavras-chave: Resíduo de rocha ornamental
Atividade pozolânica
Argamassa
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: A construção civil é um grande consumidor de recursos naturais e, portanto, a utilização de materiais alternativos pode contribuir para minimizar os impactos ambientais do setor. Neste trabalho, avalia-se o comportamento do resíduo de rocha ornamental (RRO), quando substituído parcialmente ao cimento Portland nos teores de 7%, 12%, 17% e 22%. Utiliza-se o traço de referência de 1:0,5:4 (cimento:cal:areia) e fixa-se a relação água/aglomerante em 0,52, sendo acrescentado um aditivo plastificante quando necessário. As argamassas são analisadas no estado fresco, através do índice de consistência. No estado endurecido, realizam-se os ensaios para a determinação das propriedades mecânicas de resistência à tração na flexão, resistência à compressão e o módulo de elasticidade. Avalia-se também o uso do RRO como um material pozolânico, para tal, verifica-se o atendimento dos requisitos mínimos repassados pela ABNT NBR 12653:2014. Os resultados indicam que o teor de substituição de 7% apresenta resistências mecânicas superiores, enquanto os traços de 17% e 22% se equiparam ao de referência. Em relação à adequação do RRO, perante a ABNT NBR 12653:2014, constata-se que alguns dos requisitos não são atendidos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5893
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielFurlanettoDeNes.pdfArtigo2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.