Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5873
Título: A linguagem do desenho para um despertar de possibilidades no ensino médio
Autor(es): Pacheco, Raquel da Silva
Orientador(es): Duarte, Izabel Cristina Marcílio
Palavras-chave: Linguagem do desenho
Desenho contemporâneo
Professores de artes
Experiências artísticas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de Artes Visuais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A presente pesquisa seguirá a linha do curso de Artes Visuais Licenciatura “Educação e Arte”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e tem como Objetivo Geral: Compreender por meio da percepção do professor de Arte como seus alunos percebem/trabalham o desenho em suas aulas. Abordará questões relacionadas à linguagem do desenho nas aulas de artes com o Ensino Médio, para tanto, trago como problematização pensar – A partir das proposições trazidas para a sala de aula, o que os professores de Arte percebem em relação ao desenho de seus alunos do Ensino Médio?” – E para responder envolvo na pesquisa seis professores de Arte do Ensino Médio, que por meio de questionário pude refletir sobre suas práticas pedagógicas, o que também responde as questões norteadoras da pesquisa, são elas: Como o professor de Arte vê a linguagem do desenho no ensino da arte? Como trabalha o desenho em suas aulas? Os professores de Arte têm conhecimento sobre o desenho contemporâneo e os diversos materiais que podem propiciar a seus alunos para desenhar? Trago nos capítulos dessa pesquisa uma revisão bibliográfica, com autores que tratam de questões relacionadas ao desenho enquanto técnica, aprendizagem e ensino, entre eles estão – Derdyk (2015); Schmidt (2016); Rodrigues (2011); Hallawell (2003); Tsuhako (2015), entre outros. E segundo as questões levantadas por tais autores relaciono-as as minhas experiências vivenciadas no curso e em meus estágios obrigatórios. Por meio dessa pesquisa constata-se que o desenho deixou um rastro na história que vai além do que ela traz, fomentando no pesquisador ou a quem estiver interessado em compreender e conhecer mais sobre a linguagem do desenho e sobre as possibilidades para ampliar seu repertório criativo e artístico.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5873
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUEL DA SILVA PACHECO.pdfTCC2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.