Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5872
Título: Reforma do ensino médio: o espaço da arte no currículo
Autor(es): Oliveira, Priscila Borges de
Orientador(es): Sala, Gislene dos Santos
Palavras-chave: Ensino da Arte
Arte - Currículos
Arte na educação
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de Artes Visuais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este estudo tem como intuito investigar o espaço da Arte no currículo, e quais as implicações para o Ensino da Arte após a reforma do Ensino Médio. O trabalho se insere na linha de pesquisa Educação e Arte: princípios e teorias e metodologias sobre educação e arte, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNESC. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários com a Gerência Regional de Educação, gestores das suas maiores escolas estaduais com nível médio no município de Criciúma e entrevistas com professores de Artes que atuam nestas instituições. Buscou-se discutir no referencial teórico reflexões sobre a arte e legislação, a reforma do Ensino Médio e sobre os dois principais documentos orientadores para o Ensino Médio. As considerações finais destacam o distanciamento entre o movimento legal que normatiza a legislação brasileira e a realidade das escolas. Assim, aponta a necessidade de discussão sobre o espaço da arte no currículo do Ensino Médio com os professores, de modo que acompanhem a reforma e tenham fundamentação para uma prática pedagógica consistente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5872
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILA BORGES DE OLIVEIRA.pdfTCC577,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.