Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5869
Título: O ensino da música nas aulas de artes
Autor(es): Bellettini, Kauê Mateus
Orientador(es): Baumer, Édina Regina
Palavras-chave: Música na escola
Ensino da Arte
Professores de artes
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de Artes Visuais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Sabemos que a presença da música na escola é assegurada pela LDB n. 9.394 desde 1996 e desde lá existem dúvidas e dificuldades quanto ao seu ensino nas aulas de artes. Analisando as experiências que tive no meu ensino médio e durante a graduação com os estágios desde educação infantil ao ensino médio, pude perceber que a música não teve seu espaço garantido assim como prevê a lei. Percebi então a necessidade de melhor compreensão dos professores de Artes das redes municipais e estaduais do município de Praia Grande, quanto à linguagem musical em suas aulas. Nessa direção surgiu o desejo de pesquisar como os professores trabalham a música nas aulas de Artes e durante toda a pesquisa, procurei buscar qual espaço da música no cotidiano das aulas de artes ministradas por professores graduados em Artes Visuais? A partir deste problema, estabeleceu-se o objetivo geral de investigar o espaço da música nos ensinamentos dos professores de Artes Visuais e como objetivos específicos: reconhecer os processos que os professores formados em Artes Visuais adotam para o ensino da música; estabelecer relações entre Música e Artes Visuais e entender de quais maneiras o ensino de Música pode influenciar o aprendizado dos alunos, em arte. Este estudo se insere na linha de pesquisa de Educação e Arte, do curso de Artes Visuais Licenciatura da UNESC. É de cunho qualitativo e exploratório e quanto aos procedimentos técnicos, a presente pesquisa é classificada por pesquisa de campo, tendo o questionário como instrumento, e bibliográfica, pois visa a procura de uma realidade específica e é desenvolvida com base em material já elaborado principalmente de livros e artigos científicos. Com base nas respostas dos professores participantes – que se formaram em Artes Visuais e trabalhavam a linguagem musical na cidade de Criciúma – podemos afirmar que a música está presente nos ensinamentos sobre arte e que mesmo sendo graduados em Artes Visuais – e não em Música – podem dar aula de música e também relacioná-la com as demais linguagens da arte. Eles responderam ao questionário e revelaram que o professor de artes não precisa saber tocar algum instrumento, visto que a linguagem musical tem inúmeros meios de ser explorada, mas os mesmos também ressaltam que é essencial o professor conhecer os elementos que compõe a música e não se prender a nenhuma forma definida de música, valorizando qualquer expressão sonora.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5869
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAUÊ MATEUS BELLETTINI.pdfTCC869 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.