Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5868
Título: Quando a aula de artes se torna significativa: relatos de experiências do Arte na Escola Cidadã
Autor(es): Fernandes, Izaltina Coelho Barbosa
Orientador(es): Baumer, Édina Regina
Palavras-chave: Ensino da Arte
Arte na educação
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de Artes Visuais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O objetivo geral do estudo foi analisar alguns relatos publicados no site da Rede Arte na Escola, contando experiências de professores que desenvolveram aulas de arte oportunizando para os alunos, uma apropriação significativa dos conteúdos. Os objetivos específicos foram: Identificar documentos publicados na Rede Arte na Escola que consistem em relatos de experiências de professores de arte; selecionar experiências que possam ter oportunizado a apropriação significativa dos conteúdos pelos alunos e analisar os relatos a partir do referencial teórico sobre o ensino da arte, construído para este estudo. Nesse sentido defini como problema de pesquisa: existem publicações de relatos de experiências com o ensino da arte que demonstram uma apropriação significativa pelo aluno? A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, descritiva e documental, considerando que os relatos de experiências publicados por alguns professores de artes tornam-se documentos importantes para a qualificação, cada vez maior, do ensino da arte na educação básica. Se caracterizou como descritiva, já que selecionei alguns relatos de experiências de alguns grupos de professores pelo Brasil para descrever o modo como eles proporcionaram aulas significativas para seus alunos. Esses relatos – localizados por pesquisa na internet – são de experiências que foram indicadas para o prêmio Rede Arte na Escola onde os professores se inscreveram e foram selecionados. A partir da análise descobri o quanto podem ser significativas as aulas de arte para os alunos quando existe a liberdade para os estudantes se expressarem. Quando o estudante se torna o protagonista e tem a oportunidade de se desenvolver dentro do assunto, o mesmo se sente motivado e valorizado, pois pode mostra suas capacidades, assim os conteúdos se tornam significativos. Além disso, as aulas de arte podem se tornar significativas se estabelecem relação com cotidiano e com a cultura, se apresentam uma problematização e ainda, se abrem a possibilidade de utilizar de várias técnicas e linguagens da arte. Com esta pesquisa pude observar que, para uma aula ser significativa para os alunos é necessário que o professor traga uma metodologia que esteja de acordo com a realidade cultural do aluno, onde os mesmos podem ser protagonistas e que possam realizar as atividades em torno de uma problematização.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5868
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IZALTINA COELHO BARBOSA FERNANDES.pdfTCC1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.