Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5861
Título: O ensino da arte nos espaços não formais de educação: um estudo sobre o centro de referência de assistência social Tereza Cristina
Autor(es): Alves, Ariane Regina Antony
Orientador(es): Sala, Gislene dos Santos
Palavras-chave: Educação não-formal
Ensino da Arte
Educação social
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de Artes Visuais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral perceber as possibilidades da Arte no CRAS como espaço de construção do sujeito sensível e capaz. Para tal analisamos como a Arte se faz presente neste espaço e de que maneira ela é apresentada pelo Educador Social ou facilitador aos frequentadores do CRAS. A pesquisa caracteriza-se como de natureza básica com abordagem qualitativa partindo da revisão bibliográfica e realiza coleta de dados através de entrevistas com Educador Social e orientador social do CRAS Tereza Cristina, localizado em Criciúma/SC. Os dados analisados se sustentam com o corpo teórico que traz autores como Gohn (2013), Barbosa (2003), Ferraz (2009), Coli (1990) e Leite (2005). Assim, as informações presentes nesta pesquisa mostram a importância da Arte no CRAS para os frequentadores como possiblidade de construção de um sujeito sensível e capaz e, dentre outras considerações, aponta a necessidade de formação constante do Educador Social de Artes.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5861
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARIANE REGINA ANTONY ALVES.pdfTCC655,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.