Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5834
Título: Governança familiar: os benefícios do protocolo familiar às empresas familiares
Autor(es): Cardoso, Maiara Pires
Orientador(es): Santos, Rafael dos
Palavras-chave: Governança corporativa
Empresas familiares
Protocolo familiar
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Com o crescimento das empresas familiares e da quantidade de membros envolvidos nos negócios da família, os sócios buscam cada vez mais, utilizar-se de ferramentas que trazem benefícios para organização. Somente 30% das empresas familiares sobrevivem à passagem de comando para a segunda geração e apenas 5% passam para a terceira geração. Sendo assim, o objetivo desse trabalho consiste em identificar os benefícios que o Protocolo Familiar possui para amenizar os conflitos entre os familiares, tendo o intuito da continuidade dos negócios. O estudo dos temas abordados neste trabalho, apresentado pela Governança Corporativa e Familiar, o Conselho Família, a ética e o Protocolo Familiar propõem maneiras de reunir os gestores das empresas familiares para tratar de assuntos de seus interesses perante a empresa, estimula a exploração e elaboração do Protocolo Familiar, colocando em prática, fatores que impulsionam melhorias para a empresa familiar. Assim, aplica-se uma gestão favorável e, consequentemente, resulta na continuidade dos seus negócios. A metodologia na realização desta pesquisa científica e análise dos dados, utiliza-se quantitativa. Com base nos objetivos, que consiste em identificar os benefícios que o Protocolo Familiar possui para amenizar os conflitos nas empresas familiares, e seus objetivos específicos, que são: Caracterizar Protocolo Familiar e suas funções, verificar o processo do Protocolo familiar como guia de conduta ética na empresa familiar e avaliar as vantagens que o protocolo familiar contribui para a harmonização entre os sócios e a continuidade da empresa familiar, se enquadra como descritiva e exploratória. Em relação ao tipo de pesquisa, este se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. Possibilita, assim, a compreensão com maior profundidade da complexidade dos fenômenos. Juntamente com a colaboração dos profissionais que possuem empresa familiar, verificou-se a necessidade das empresas familiares em colocar em prática ferramentas que amenizam os conflitos em famílias e empresas. Foram questionados 10 profissionais de áreas de atividades diferentes da região de Criciúma, Içara e Nova Veneza (SC). Sendo assim, foi possível concluir que o Protocolo Familiar é pouco conhecido pelas empresas familiares, mas resultam em um convívio harmonioso diante da tomada de decisão de seus negócios. A partir do momento que as famílias decidem aplicar o Protocolo Familiar é essencial que os familiares estejam cientes e preparados para cumprir aquilo que foi proposto.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5834
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maiara Pires Cardoso.pdfTCC736,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.